O site é uma das principais portas de entrada de seus clientes. Sem dúvida nenhuma, um bom site deve ter uma aparência com cores que reflitam a identidade visual da sua empresa, bem como um conteúdo que ofereça uma leitura amigável e agradável. Nesse contexto, também é importante que seu site mostre total clareza sobre o produto ou serviço que você está oferecendo. Sem deixar de lado as chamadas para ação (CTA’s).
Listamos abaixo 5 dicas de marketing digital para que você não erre na construção do seu site
1. Invista em segurança e confiabilidade
A segurança do site vem em primeiro lugar. Isso é bom para você e crucial para os possíveis clientes. Mostre que seu site é seguro usando “https” e o cadeado na barra de endereço. Sempre mantenha programas, plugins e temas atualizados. Quando se trata de e-commerce, use intermediários de transações financeiras conhecidos e confiáveis, como Mercado Pago, PagSeguro, Picpay.
Uma forma de aumentar a confiança é pedir feedback dos clientes sobre os serviços e produtos oferecidos por você ou até mesmo sobre o site, ou experiência de compra e navegação. Isso aumenta a confiança em seu site, fornece mais dados para trabalhar e aumenta as chances de conversões. Depoimentos e/ou fotos enviadas por seus clientes servem como prova social e fazem toda a diferença para quem está comprando seu produto ou adquirindo seus serviços.
2. Tenha um site responsivo que atenda todas as versões, principalmente o mobile
É óbvio que seu site precisa ter um visual agradável para proporcionar a melhor experiência possível ao usuário. Porém, hoje em dia você também precisa ficar atento ao fator mobilidade.
Com o boom dos tablets e smartphones, é obrigatório ter um site que se adapte a todas as telas para que o usuário consiga navegar a vontade e encontrar exatamente o que procura. Assim, o design responsivo deixou de ser um luxo para se tornar uma necessidade das empresas.
Um site que se adapta à diferentes formados de mídia, vai favorecer e enriquecer totalmente a experiência do usuário. Ao longo dos anos, o Google privilegiou sites otimizados para dispositivos móveis (adaptados para celulares e tablets) em seus resultados de pesquisa. O contrário acontece com sites que não possuem essa característica, ou seja, caem nos rankings de posicionamento.
Para surfar nas ondas do marketing digital, o site deve ter um bom desempenho em qualquer dispositivo.
São mais de 250 milhões de smartphones em uso no Brasil segundos fontes da Anatel, e é inegável a importância e necessidade desse aparelho no dia a dia das pessoas, não é mesmo? Portanto, preste atenção neste importante detalhe.
3. Construa um site leve e rápido como um foguete
Quando um usuário acessa seu site, nos primeiros segundos ele decide se fica ou sai dele. Isso está relacionado à velocidade de carregamento de sua página e é um fator relevante para a experiência do usuário. Afinal, ninguém tem paciência de ficar vários segundos esperando o site abrir. Se a página demorar muito para carregar, seu cliente vai procurar a informação em outro lugar, que pode ser o site do seu concorrente.
Vale ressaltar que o Google também leva esse critério em consideração na hora de fazer o ranqueamento das páginas. Portanto, não deixe de dar importância a este ponto.
Você deve entender que há uma oferta muito grande de conteúdo hoje em dia e, uma vez que seu site atraiu o cliente, você deve segurá-lo até que ele veja como seu produto ou serviço é de qualidade. Se o seu site abre rapidamente e carrega as imagens, você estará à frente de concorrentes que o site é mais lento. De acordo com uma pesquisa do Google, 53% dos usuários abandonam um site que leva mais de 3 segundos para carregar. (Fonte: Google)
Ainda falando de performance de sites, trate as fotos antes de carregar para o site
Imagens de alta resolução dificultam o carregamento das páginas. Não utilize imagens pesadas. Utilize ferramentas para diminuir o tamanho das imagens, mas sem perder a qualidade das mesmas.
Trate as fotos antes de postar
Pensando na desempenho do site, o Controle de Cache habilitado permite que o conteúdo da página não seja carregado desde o início toda vez que ela for acessada. Caso o usuário precise voltar em sua busca, não precisa esperar que as mesmas informações sejam recarregadas do zero totalmente, pois elas já estarão armazenadas no cache, o que ajuda na agilidade do recarregamento da página. Temos um artigo falando sobre performance em sites em WordPress.
Tenha o controle de cache habilitado
Pensando na performance do site, o Controle de Cache habilitado permite que o conteúdo da página não seja carregado desde o início toda vez que ela for acessada. Caso o usuário precise voltar em sua busca, não precisa esperar que as informações sejam recarregadas do zero totalmente, pois elas já estarão armazenadas no cache, o que ajuda na agilidade do recarregamento da página.
4. Tenha Domínio próprio e URLs amigáveis
O domínio é um pré-requisito para o sucesso de qualquer site. Por exemplo, no caso de “www.realorigami.com.br”, “realorigami.com.br” é o domínio. Como principal atrativo para o seu negócio, ele precisa ser simples e direto. Afinal, você quer que seu endereço de e-mail seja memorizado facilmente. Se um site não tiver um domínio próprio, a credibilidade da marca ficará comprometida. Ter um domínio próprio mostra que sua empresa é séria e que investe na aquisição de ferramentas. Prefira links curtos, objetivos e de fácil leitura. O Google vê isso de forma positiva e os usuários também. Uma URL muito longa pode ser assustadora e parecer um vírus.
5. Informações de contato acessíveis
O ideal é que qualquer site deva conter informações de contato facilmente acessíveis. Portanto, forneça informações com telefone fixo, WhatsApp, e-mails ou até mesmo um mapa de como chegar ao local, se for o caso. Se possível, ofereça também um serviço de chat e responda sempre o mais rápido que puder.
Faça integração com redes sociais
As mídias sociais transformaram o relacionamento entre empresas e clientes. Por isso, é importante incluir os links e botões correspondentes para todas as redes sociais onde sua empresa está presente. A ideia é facilitar a vida dos usuários que desejam compartilhar conteúdos interessantes com seus colegas, gerando assim mais visitas ao seu site!
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