Hoje vamos tratar um assunto que pode ser o determinante para o seu negócio na hora de contratar uma agência de marketing digital ou um freelancer para o seu negócio.
Para que o seu negócio consiga os melhores resultados, é essencial considerar algumas possibilidades que o marketing digital apresenta. Com o crescimento dos freelancers, vale questionar: O que é melhor, uma agência de marketing digital ou um freelancer?
Para tirar essa dúvida, nada melhor que conferir o que uma agência pode trazer para o seu negócio.
Equipe experiente
O grande diferencial das agências de marketing digital é a expertise que elas possuem do mercado em que atuam. Uma agência é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que garante ao cliente não se preocupar com vários detalhes.
Isso pesa muito quando lidamos com conteúdo, por exemplo o serviço de Gestão de SEO. Através deste serviço, é possível otimizar o sites com técnicas que facilitam o aumento de tráfego fazendo com que fique em melhores posições nos buscadores. Quando um redator freelancer não domina esse recurso, o site não consegue obter destaque nas pesquisas, mesmo com os melhores textos.
Além disso, uma agência garante o cumprimento de prazos, coisa que nem sempre o freelancer oferece. Se algo acontecer com ele e não houver um profissional substituto, a empresa terá que lidar com atrasos e outros problemas. Até mesmo no futuro, se houver a necessidade de atualização, este profissional poderá já não fazer mais parte de sua equipe, o que dificultará o processo.
Abaixo separamos mais alguns exemplos para sabermos o que vale mais a pena uma agência ou um freelancer.
Know-how (Experiência de mercado)
Se você contrata uma agência que já atuou com clientes da sua área, trará uma experiência diferenciada que acumulou nos trabalhos e o resultado será bem maior.
Os freelancers, mesmo os que atuam dentro da sua empresa e por mais que tenham competência, esses profissionais não têm muito o que oferecer em termos de experiência para a empresa.
O domínio dos procedimentos é algo que move as grandes agências em busca de profissionais qualificados. Ao contratar uma agência que possui experiência de mercado, você tem a garantia de um time que sabe exatamente o que está fazendo, independentemente dos profissionais que compõem a sua empresa.
Melhores recursos
Para um trabalho de marketing digital ser bem executado, é essencial contar com os melhores recursos. Muitos são realmente caros, como ferramentas de marketing digital, computadores com melhor configuração, softwares e serviços de terceiros mais específicos. Por isso, é preciso ter à sua disposição uma agência de marketing digital bem estruturada, que invista em ferramentas seguras e ágeis para facilitar o trabalho.
Quando você trabalha com freelancers, a grande demanda causa uma baixa qualidade do processo, até porque muitos profissionais não têm como se adequar às exigências tecnológicas que aparecem.
Um ponto a se destacar: se eles atuarem dentro da sua empresa, você terá que providenciar os equipamentos para que cada profissional dê conta de suas tarefas o que pode tornar todo o processo muito mais caro em comparação a de uma agência.
Afinal de contas, fechando negócio com uma empresa especializada, você negocia o preço e paga somente pelo serviço, deixando todo o investimento a cargo da empresa contratada. Assim, o que acontece é que os gastos com esses recursos ficam diluídos entre você e os outros clientes, permitindo, assim, soluções mais avançadas e econômicas para o seu negócio.
Adaptação de serviços
Adaptar o conhecimento de diferentes profissionais às necessidades específicas da sua área é a melhor maneira de obter a personalização qualificada dos serviços. Com a especialização vem o conhecimento profundo e, baseando-se nele, o profissional pode optar por diferentes alternativas para obter os melhores resultados para uma campanha.
Essa é uma maneira segura para evitar problemas em ambiente online, que são comuns quando pessoas sem grande conhecimento trabalham com a construção de autoridade e imagem da empresa.
Além disso, se por algum motivo a sua empresa precisar se especializar em um novo tipo de serviço de marketing, você não precisará demitir toda a sua equipe ou contratar um novo profissional que acarretará em mais custos. Com as agências é possível lidar com diferentes tipos de demandas veja alguns exemplos:
- inbound marketing;
- marketing tradicional;
- marketing digital;
- marketing estratégico;
- marketing e vendas;
- marketing social;
- marketing de vídeo.
Dependendo da atividade que sua empresa atua, é possível definir uma estratégia mais eficiente e contar com um serviço profissional para obter melhores resultados, independentemente do segmento.
Reputação de uma agência de marketing digital
Tanto do ponto de vista da agência que precisa estar sempre com profissionais de qualidade em sua equipe para atender aos clientes quanto do próprio cliente, que não pode correr riscos de perder o profissional contratado, optar por uma agência oferece menores ameaças.
Uma agência com clientes já estabelecidos e uma marca forte dificilmente ficará sem profissionais para atender suas próprias demandas. É o contrário do que acontece com o freelancer, que pode resolver deixar o projeto diante de alguma dificuldade.
Como agências mais fortes no mercado costumam saber exatamente o que fazer para alcançar os resultados desejados, o processo se torna menos burocrático e menos sujeito a vários riscos. Imagine partir da estratégia para a ação antes da concorrência?
É isso que uma equipe experiente oferece à sua empresa: redução de tempo necessário para que os resultados efetivamente comecem a chegar. No ambiente online, em que tudo acontece de maneira cada vez mais rápida, isso é um diferencial e tanto.
Contar com uma ótima equipe
Montar uma equipe forte que possui um bom atendimento não é tarefa fácil e exige investimentos nos diferentes setores da empresa. Desta forma, quando tentar fazer isso internamente, você precisará ter muito dinheiro para montar uma grande equipe do contrário, sempre faltará uma peça no seu quebra-cabeça.
Além disso, é preciso considerar, ainda, o domínio sobre o tema para amenizar a incidência de erros. Veja o exemplo dos times de futebol: alguns possuem ótimos jogadores, mas não ganham campeonatos porque falta um determinado lateral, um zagueiro ou outro jogador específico. É assim também com o marketing digital, ou seja sempre falta a peça chave.
Resumo sobre contratar uma Agência de Marketing Digital ou Freelancer
Apontamos duas opções:
- Montar sua própria equipe internamente e investir na sua qualificação.
- Terceirizar esse processo, contratando uma equipe já montada e treinada para obter os resultados, deixando a cargo da empresa contratada toda a responsabilidade pelos profissionais envolvidos.
De todos os profissionais freelancers sempre existem alguns que se destacam em determinadas áreas e que executam o seu trabalho de forma clara e organizada, mas talvez você precise que várias áreas sejam supridas e uma agência de marketing digital é a melhor opção.
Caso o seu negócio necessite de um help e precise destacar-se dos demais concorrentes, conte conosco!