Conheça o Google Ads e saiba como ele pode ajudar sua empresa
O Google nasceu no ano de 1998 e apenas três anos depois se tornou o buscador mais importante da Internet, lugar que ocupa até hoje. Como um dos sites mais visitados do mundo, seus criadores começaram a pensar em formas de monetizar todo esse tráfego. Foi assim que surgiu o Google Ads, que na época era chamado de Google Adwords. Ajustes foram feitos ao longo dos anos e atualmente a ferramenta está em constante evolução e lucrando mais a cada ano que se passa.
Sabe quando você digita uma frase no Google para que ele busque os resultados esperados? Em alguns casos, os anúncios aparecem como links patrocinados incluídos nas primeiras respostas. É importante estar no topo do ranking, pois é onde ocorre o maior número de cliques dos usuários. Pode parecer simples, mas isto não acontecerá em um estalar de dedos. É preciso desenvolver uma estratégia e saber usar corretamente as ferramentas disponíveis. Muitas vezes os empreendedores não sabem como tirar o máximo proveito das possibilidades ofertadas pelo Google Ads. É nesse momento que entra a agência de marketing digital que ajudará a desenvolver a melhor estratégia para sua marca aparecer nas primeiras páginas do Google.
Por que todo mundo quer estar nas primeiras páginas do Google?
Os números não deixam dúvidas. Existem montanhas de pesquisas que indicam que, em média, 75% das pessoas que realizam uma busca no Google se limitam à primeira página. Há também uma boa quantidade de estatísticas que sugerem que 3 a 4 em cada 10 pessoas clicam no primeiro resultado da página. Este número tende a ir diminuindo até chegar ao último resultado.
Os dados são impressionantes e explicam a ideia quase obsessiva de estar no topo das buscas. Isso não significa que aqueles que não estão nas primeiras páginas estão fadados ao esquecimento ou ao fracasso. Não é desse jeito! Para entender melhor isso, você precisa dos serviços de um especialista em anúncios no Google Ads.
Vamos entender um pouco sobre os custos com Google Ads
Obviamente, anunciar no Google tem seus custos. Os valores para anunciar são baseados no que o anunciante deseja, ou seja, o anunciante decide, dentro dos limites de suas possibilidades, o que pode e quer pagar. Simplificando… esses custos variam conforme os seguintes modelos:
- CPC (custo por clique) Para cada clique recebido, o anunciante paga um valor que varia segundo a concorrência da palavra-chave escolhida;
- CPM (custo por mil impressões) O valor pago pelo anunciante é em relação ao número de vezes em que o anúncio foi visto pelos internautas, mesmo que eles não se tornem clientes depois;
- CPA (custo por ação) O anunciante só paga se o usuário realizar alguma ação no site, por exemplo, um cadastro, uma venda, etc.
Palavras-chave, como organizar?
O primeiro passo para o sucesso de sua campanha de anúncios no Google ADS caso ela seja uma campanha de rede de pesquisa é a escolha correta das palavras-chave.
Você pode usar várias palavras-chave para cada anúncio. À primeira vista, escolher várias opções pode parecer a melhor maneira de se destacar, mas nem sempre será este o caso. O analista de marketing vai saber te orientar e te ajudar a determinar quais são as melhores palavras-chave. Para destacar sua campanha, escolha as palavras mais específicas possíveis que melhor representem sua marca e seus produtos. Desta forma, elimine palavras muito genéricas, pois estas já são bastante usadas e podem não chamar a atenção do seu público-alvo. Seu anúncio no Google deve se comunicar diretamente com seu público o retornar exatamente o que ele está procurando. Por exemplo, você deve ter digitado no Google algo como: “Como criar anúncios no Google”, e é por isso que você veio até aqui. Colocando no título a mesma palavra-chave da busca faz com que os resultados sejam excelentes.
O próprio Google tem uma ferramenta que você pode utilizar para descobrir palavras-chave estratégicas para o seu nicho que é a KeyWord Planner ou planejador de palavras-chave. Este recurso é ótimo para gerar ideias e encontrar os termos certos para o seu negócio.
Crie uma boa descrição para seu anúncio
Essa é uma das dicas mais relevantes para anunciar no Google. Descrição são as duas linhas que você utiliza para expressar todo o poder da sua marca para que seus produtos ou serviços sejam encontrados pelos clientes. A ideia nesta fase é atrair o cliente. Informações mais específicas devem estar no site. Por isso é importante ter um site bem feito, rápido e bem otimizado, para que o cliente se sinta seguro com o seu produto.
Outra recomendação legal é que você use uma linguagem apropriada com o público que está tentando atingir. Para isso, é muito importante estudar o perfil de quem você deseja abordar. Avaliar características como idade, gênero, escolaridade, necessidades e desejos.
Google Ads Mobile (Anúncios do Google no celular)
Sabemos que hoje em dia a maioria das pessoas acessa a Internet por meio de telefones celulares. Você pode configurar suas consultas de pesquisa no Google Ads para esses usuários específicos. É preciso, também despertar a curiosidade do cliente para que ele se sinta motivado a clicar no seu anúncio. Além disso, não se esqueça de incluir uma chamada para a ação no final, incentivando ainda mais visitas ao seu site, por exemplo; “Solicite um orçamento agora mesmo” ou colocar um botão para acessar o WhatsApp. Nesse momento é imprescindível a orientação da agência de marketing digital. O profissional vai te ajudar a definir a melhor estratégia possível para o seu negócio.
Por fim, é necessário monitorar o desempenho da sua campanha de anúncios no Google
Fora a própria ferramenta de relatórios do Google ADS, indicamos o Google Analytics que é uma excelente ferramenta para monitorar o desempenho do site e verificar se o número de acessos atende às suas expectativas. E além do número de visitantes, outras informações também são fornecidas, por exemplo, de qual região os usuários estão acessando, quanto tempo permanecem no site, o que estão procurando e muitos outros dados para ajudá-lo a entender melhor seus clientes. Com base na verificação do resultado, você saberá se a estratégia escolhida foi eficaz.
Testar as métricas da campanha é extremamente importante para acompanhar os resultados.
O Google Ads oferece várias maneiras de aproveitar ao máximo seu anúncio através da inteligência artificial. Uma das maneiras é criar versões do mesmo anúncio para ver qual terá melhor desempenho. Além disso, a plataforma também disponibiliza diversas métricas que você pode utilizar como base de estudos para analisar quais estratégias deram bons resultados e quais devem ser aprimoradas.
Gostou do que leu? Que tal investir em estratégias de alta conversão e otimizar suas campanhas de marketing com o Google Ads? Não perca mais tempo.
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