Você se lembra que há alguns anos atrás, quando se pensava em inteligência artificial, imaginávamos carros voadores e um estilo de vida semelhante a dos Jetsons?
Pois é né… As coisas estão bem diferentes do que achávamos que seria. A inteligência artificial chegou e já faz parte do nosso dia a dia, seja na vida privada ou profissional. Ainda não temos carros voadores, mas já utilizamos muitos dos recursos disponíveis dessa tecnologia inovadora. Uma de suas aplicações mais interessantes é a utilização da inteligência artificial no marketing digital.
Por enquanto não temos robôs que se parecem com humanos e que fazem nossas tarefas domésticas ou no escritório, mas temos sistemas que funcionam com a mesma capacidade, aprender e executar tarefas humanas, como pensar, tomar decisões e agir conforme o que precisamos.
Em geral, esse é o objetivo da inteligência artificial: criar mecanismos que possam simular o pensamento humano e a capacidade de resolução de problemas. Teoricamente, a inteligência artificial, assim como qualquer tecnologia, vem para facilitar a vida do ser humano.
Facilite a vida de seus clientes
A experiência do cliente sempre foi um assunto importante para as empresas, e a inteligência artificial pode ajudar muito nesse processo. Um exemplo importante disso é o uso de chatbots para ajudar no atendimento ao cliente, resolvendo rapidamente dúvidas simples e eliminando a necessidade de uma equipe de suporte.
Mas limitar o uso de inteligência artificial a chatbots seria um erro. A tecnologia também melhora o atendimento ao cliente, possibilitando aos clientes uma experiência mais fluida em todos os canais como loja física, atendimento online e e-commerce. Tudo integrado para proporcionar ao consumidor uma excelente experiência na hora de fazer uma compra ou resolver um problema.
A inteligência artificial também contribui na fidelização do cliente, pois auxilia na coleta de dados sobre os usuários e permite que seja oferecido a ele uma experiência mais personalizada.
Com atendimento de excelência proporcionado pela Inteligência Artificial, os clientes se sentem valorizados. E isso pode incentivá-los a gastar mais. No final das contas, aumentando o ticket médio das compras e fidelizando ainda mais.
Existem muitas outras formas de usar inteligência artificial na automação para melhorar suas estratégias de marketing digital.
Algumas ideias são:
- Análise de dados: otimização de campanhas publicitárias por meio do uso de algoritmos de aprendizado;
- Geração de conteúdo: como geração de títulos de artigos ou descrições de produtos;
- Melhoria na copy: é possível melhorar os textos de uma página usando IA usando os prompts corretos;
- Gerar imagens únicas: Já possui ferramentas capazes de criar imagens únicas e de qualidade com simples comandos.
É importante ter em mente que essas são apenas algumas das maneiras pelas quais você pode usar a Inteligência Artificial.
Sua empresa precisa se adaptar
Com tecnologias cada vez mais inovadoras, as empresas devem se adaptar continuamente às mudanças do mercado e às demandas dos clientes. E tudo isso de forma otimizada, sem afetar seus processos internos. A inteligência artificial vem se mostrando um importante suporte para que as empresas possam se atualizar de forma rápida, segura e inteligente.
Se você ainda não está fazendo uso desta incrível tecnologia, fique ligado e não perca mais tempo!
Você conhece o GPT Chat?
No final de 2022, a inteligência artificial ganhou mais uma ferramenta que promete sacudir o mercado: o GPT Chat.
Criado pela Open AI, empresa cujos fundadores e investidores incluem nomes como Elon Musk e Sam Altman, o Chat GPT é uma ferramenta de inteligência artificial utilizada para gerar diálogos virtuais.
Para isso, utiliza algoritmos que realizam processamento de fala que permite a interação humana com o computador.
É como se você estivesse conversando com uma pessoa
O realismo dos diálogos criados no Chat GPT se deve ao uso da tecnologia Machine Learning, ou seja, o algoritmo utilizado permite que o sistema aprenda com as interações que tem com o usuário, tornando o diálogo cada vez mais refinado para se tornar cada vez mais realista, pois a máquina aprende novas palavras e expressões a cada conversa. Logo após o primeiro contato, o processo é semelhante ao envio de um SMS ou qualquer outro aplicativo de mensagens.
Usuário escreve mensagens no campo de texto e o bate-papo GPT começa a responder com base em inteligência artificial.
Todas as respostas GPT são baseadas em respostas anteriores e melhoram a cada vez que é utilizada.
Esta detecção padrão é então ajustada cada vez que o sistema interage com um novo usuário. Isto não é incrível?
Só com este breve esboço já dá para sacar que a Inteligência Artificial veio para ficar e para revolucionar o mundo dos negócios em todos os sentidos.
E você, o que acha da Inteligência Artificial e seus artifícios? Preparado para esta nova era?
Se precisar de ajuda para entender um pouco mais sobre este assunto, fale com um dos consultores da Real Origami Agência de Marketing Digital. Estamos por dentro tudo e vamos lhe ajudar a não ficar para trás!