Quando se trata de anúncios no Google, a dúvida mais comum é quanto tempo meus anúncios no Google darão resultado? Vender pela internet não é novidade. Com um mundo cada vez mais conectado e impulsionado pelo isolamento social, os sites se tornaram verdadeiros shoppings. O Google Ads é uma das estratégias de marketing digital mais conhecidas quando o assunto é vendas pela internet. Anúncios no Google são pagos, portanto, o vendedor paga para aparecer na página de busca do Google.
Mas quanto tempo leva para mostrar resultados?
Devido às características operacionais do Google Ads, ou seja, pela facilidade e agilidade com que os anúncios começam a aparecer no Google, todos acreditam que os resultados também virão de forma instantânea. Ativar anúncios com cartão de crédito para pagar o orçamento da campanha é muito rápido, e em poucos minutos já é possível ter as primeiras visitas no site e, quem sabe, até as primeiras vendas, mas é preciso se atentar a alguns detalhes. Confira abaixo quais são:
Os resultados são rápidos?
Embora os anúncios apareçam rapidamente e as primeiras vendas possam ocorrer, o processo de otimização automatizada do Google Ads demora um pouco mais.
O Google diz que leva no mínimo 15 dias para os mecanismos de pesquisa obterem uma boa quantidade de dados para exibir aos melhores públicos e canais, entre outros fatores. Como você pode ver, essa estratégia traz muitos resultados em um curto período de tempo. No entanto, as conversões variam muito de caso para caso, por dependerem da concorrência, da marca, dos preços e da qualidade do trabalho das agências de marketing digital. A experiência do usuário na página de destino também será fundamental. Não adianta ter um bom anúncio no Google chamativo que está sempre tendo cliques se o site não funciona bem, não tem uma boa aparência, demora muito para carregar, não é adaptado para dispositivos móveis. O site deve passar confiança para o usuário e atender a todos estes requisitos para que sua campanha no Google tenha grande sucesso!
Meu anúncio não foi aprovado e agora?
Se houver qualquer problema ou erro com um de seus anúncios, você será notificado e poderá clicar no anúncio reprovado para verificar o que pode ser feito para corrigi-lo. Um anúncio pode ter um ou vários problemas, que podem ser desde uma violação das políticas do Google, URL com status 404 (não acessível) ou até mesmo avisos de malware. Para corrigir o problema, é importante seguir as orientações indicadas no erro ou entrar em contato com o especialista em marketing digital para obter ajuda na solução do problema.
Devo anunciar em cima da hora?
Perto de datas comemorativas os comerciantes querem aproveitar para vender seus produtos, mas será que dá tempo de iniciar uma Campanha no Google Ads perto de datas como Natal, dia das mães ou dia das crianças?
De acordo com o próprio Google, o tempo de revisão para anúncios da Rede de Display e da Rede de Pesquisa é geralmente inferior a 24 horas. No entanto, em alguns casos, a revisão pode levar mais tempo.
A revisão manual de anúncios que precisam de aprovação especial pode levar até três dias úteis, mas o Google faz o possível para revisar esses anúncios o mais rápido possível. Depois de aprovados, os anúncios serão exibidos aos usuários. Portanto, é aconselhável fazer os anúncios com certa antecedência.
Avaliando os resultados
Avaliar resultados dos anúncios do Google é muito importante para qualquer estratégia de marketing, pois mostra se está funcionando ou não. Com a gestão do Google Ads não seria diferente.
Porém, para ter bons dados para análise, recomenda-se realizar a avaliação mais completa após 30 dias de campanhas no ar. Para as empresas que contratam profissionais de marketing ou agências o ideal é ter um bom alinhamento de expectativa com o cliente, escolhendo as métricas alvo e suas metas.
Mas por que investir em anúncios no Google, será que funciona mesmo?
Se você ainda tem dúvidas de investir em Google Ads é realmente um bom negócio, precisa aprender a utilizar uma das principais funcionalidades do Google Ads, que é a segmentação do público-alvo ou conteúdo. Quer atingir um público específico? O Google Ads tem um alto potencial de segmentação! Para aumentar as oportunidades de vendas, o mecanismo de pesquisa pode exibir o anúncio apenas para o tipo de perfil de usuário que você acredita ser seu público-alvo, direcionando apenas pessoas que estão procurando pelos termos mais relacionados com seus produtos ou serviços.
O direcionamento do anúncio é uma parte essencial de uma campanha publicitária bem-sucedida. Você pode criar o anúncio perfeito, precisa mostrar seu anúncio para as pessoas certas no momento certo e é essencial para você ser mais eficaz em seu objetivo. O Google Ads permite segmentar seus anúncios de várias maneiras. Neste ponto e com a ajuda desta ferramenta, você decide para qual perfil de usuário deseja mostrar seu anúncio. Também é possível escolher o local da exposição, idioma, horários e muitas outras questões. Por isso, você precisa conhecer bem o seu produto e contar com uma boa agência de marketing digital para definir as diretrizes da campanha.
O tempo passou e você ainda não viu nenhum resultado?
Se os 90 dias da campanha se passaram e você ainda não conseguiu avançar e obter resultados significativos, talvez você deva otimizar e expandir seu investimento, ou pode ser a hora mudar de estratégia, ou mesmo reiniciar a campanha. Esse processo é o mesmo sempre que você faz alterações em sua campanha.
Precisa e ajuda para anunciar no Google ADS? Você pode entrar em contato com a equipe de Marketing Digital da Real Origami. Temos os melhores especialistas do mercado e ficaremos felizes em ajudá-lo.